Empréstimo
Financiamento garante recursos para infraestrutura urbana
Recurso de R$ 24 milhões foi assinado em dezembro entre a prefeitura e a Caixa Econômica Federal
Gabriel Huth -
Obras como a requalificação da pavimentação da Mário Peiruque, melhorias em todo o canteiro central da avenida Duque de Caxias e iluminação no acesso ao Barro Duro podem sair do papel neste ano. São obras que integram o financiamento firmado entre a Caixa Econômica Federal e o município assinado em dezembro. São cerca de R$ 24 milhões para investimentos em infraestrutura urbana, aquisição de máquinas e equipamentos, iluminação pública e regularização fundiária. O empréstimo foi autorizado pela Câmara de Vereadores ainda em 2017 e esteve todo o ano passado sendo analisado pelo banco.
Ao todo, são 11 ações previstas com o recurso, obtido na linha chamada Finisa. As obras integram o Plano Plurianual, que norteia as ações do atual governo. Interino na pasta de Planejamento e Gestão (Seplag), o diretor Roberto Ramalho adianta que a aquisição de máquinas para ruas não pavimentadas e para drenagem deve ser a primeira ação com o recurso, em função da agilidade no processo de licitação. "Conforme os processos licitatórios forem aprovados pela Caixa, o que é obrigatório por lei, a gente vai lançando as licitações", explica. Neste primeiro momento, serão adquiridas duas patrolas e um rolo compactador para a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), além de um "caminhão hidro" para drenagens de menor escala.
Canteiro desordenado
No canteiro central da avenida Duque de Caxias é comum ver todos os tipos de automóveis estacionados desordenadamente. São verdadeiros estacionamentos formados entre as árvores e poças d'água formadas pelas chuvas de quinta-feira. Este cenário deve ser alterado nos próximos anos. Pelo projeto aprovado pela Caixa, serão criados bolsões de estacionamento para organizar as vagas, serão instalados parques infantis e academias ao ar livre, além de feita a arborização. Com a requalificação da pista e a implementação do corredor específico ao transporte coletivo, não é mais possível estacionar no lado direito das vias.
Morador das Três Vendas, o servidor Edson Neves, 52, costuma ir todos os domingos na Duque para tomar mate com a família e aproveitar o final da tarde. "É uma obra bem-vinda. Eu gosto muito daqui", comenta, elogiando a medida de organizar o estacionamento no canteiro central. Trabalhando num ponto de mototáxi próximo à Faculdade de Medicina da UFPel, Fernando Borges, 62, é morador do Fragata e há tempos não frequenta a avenida para lazer. "Eu tenho uma filha de 11 anos e não tem brinquedos, um parquinho", reivindica.
Problemas na pavimentação e na drenagem
Ao acessar a rua Mário Peiruque pela avenida República do Líbano, já é possível ter uma noção do estado ruim da via, principalmente nas beiradas, que acumula água em dias de chuva, sem um padrão de calçadas para o pedestre. Também trabalhando como mototaxista, Fernando Silva, 52 anos, está há 15 anos no local. "Estamos precisando, o asfalto está muito desgastado e a drenagem não é boa", diz, apontando para as poças d'água. A rua, pelo projeto, ainda deve receber uma ciclofaixa.
Escuridão e perigo na Adolfo Fetter
Motivo de pelo menos dois protestos ao longo de 2018, a iluminação da avenida Adolfo Fetter no acesso ao Barro Duro também pode sair do papel. Com a chegada da temporada de verão, o movimento na via aumenta também na safra da pesca na Colônia Z-3. À noite, o perigo aumenta em função da escuridão. "Já fizemos protestos e agora ingressamos com uma ação no Ministério Público, pedindo iluminação e recapeamento da avenida. Estamos esquecidos", conta o morador Anderson Santana, 18, que administra a página Unidos pelo Barro Duro. Ele também destaca a importância da ação e lembra que acidentes no ano passado na avenida tiraram a vida de dois moradores do bairro.
Obras anunciadas
- Pavimentação do restante do trecho entre a avenida Leopoldo Brod e a BR-116, completando toda a extensão
- Requalificação da rua Mário Peiruque, com nova pavimentação e instalação de uma ciclofaixa em toda a extensão entre avenida República do Líbano e a avenida Domingos de Almeida
- Requalificação do canteiro central da avenida Duque de Caxias, com a instalação de bolsões de estacionamentos, academias ao ar livre e parques infantis
- Iluminação da avenida Adolfo Fetter, entre a rótula da avenida José Maria da Fontoura e a avenida Amazonas, no acesso ao Barro Duro
- Iluminação da avenida Viscondessa da Graça e da Saturnino Brito
- Equipamentos e máquinas para a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui)
- Novos servidores de internet para a Coinpel
- Instalação de cercamento eletrônico nas principais avenidas e acessos do município
- Equipamentos para a UPA Bento
- Desapropriação de área no Parque Farroupilha para regularização fundiária
- Pavimento de vias no Recanto de Portugal
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário