Empréstimo

Financiamento garante recursos para infraestrutura urbana

Recurso de R$ 24 milhões foi assinado em dezembro entre a prefeitura e a Caixa Econômica Federal

Gabriel Huth -

Obras como a requalificação da pavimentação da Mário Peiruque, melhorias em todo o canteiro central da avenida Duque de Caxias e iluminação no acesso ao Barro Duro podem sair do papel neste ano. São obras que integram o financiamento firmado entre a Caixa Econômica Federal e o município assinado em dezembro. São cerca de R$ 24 milhões para investimentos em infraestrutura urbana, aquisição de máquinas e equipamentos, iluminação pública e regularização fundiária. O empréstimo foi autorizado pela Câmara de Vereadores ainda em 2017 e esteve todo o ano passado sendo analisado pelo banco.

Ao todo, são 11 ações previstas com o recurso, obtido na linha chamada Finisa. As obras integram o Plano Plurianual, que norteia as ações do atual governo. Interino na pasta de Planejamento e Gestão (Seplag), o diretor Roberto Ramalho adianta que a aquisição de máquinas para ruas não pavimentadas e para drenagem deve ser a primeira ação com o recurso, em função da agilidade no processo de licitação. "Conforme os processos licitatórios forem aprovados pela Caixa, o que é obrigatório por lei, a gente vai lançando as licitações", explica. Neste primeiro momento, serão adquiridas duas patrolas e um rolo compactador para a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), além de um "caminhão hidro" para drenagens de menor escala.

Canteiro desordenado
No canteiro central da avenida Duque de Caxias é comum ver todos os tipos de automóveis estacionados desordenadamente. São verdadeiros estacionamentos formados entre as árvores e poças d'água formadas pelas chuvas de quinta-feira. Este cenário deve ser alterado nos próximos anos. Pelo projeto aprovado pela Caixa, serão criados bolsões de estacionamento para organizar as vagas, serão instalados parques infantis e academias ao ar livre, além de feita a arborização. Com a requalificação da pista e a implementação do corredor específico ao transporte coletivo, não é mais possível estacionar no lado direito das vias.

Morador das Três Vendas, o servidor Edson Neves, 52, costuma ir todos os domingos na Duque para tomar mate com a família e aproveitar o final da tarde. "É uma obra bem-vinda. Eu gosto muito daqui", comenta, elogiando a medida de organizar o estacionamento no canteiro central. Trabalhando num ponto de mototáxi próximo à Faculdade de Medicina da UFPel, Fernando Borges, 62, é morador do Fragata e há tempos não frequenta a avenida para lazer. "Eu tenho uma filha de 11 anos e não tem brinquedos, um parquinho", reivindica.

Problemas na pavimentação e na drenagem
Ao acessar a rua Mário Peiruque pela avenida República do Líbano, já é possível ter uma noção do estado ruim da via, principalmente nas beiradas, que acumula água em dias de chuva, sem um padrão de calçadas para o pedestre. Também trabalhando como mototaxista, Fernando Silva, 52 anos, está há 15 anos no local. "Estamos precisando, o asfalto está muito desgastado e a drenagem não é boa", diz, apontando para as poças d'água. A rua, pelo projeto, ainda deve receber uma ciclofaixa.

Escuridão e perigo na Adolfo Fetter
Motivo de pelo menos dois protestos ao longo de 2018, a iluminação da avenida Adolfo Fetter no acesso ao Barro Duro também pode sair do papel. Com a chegada da temporada de verão, o movimento na via aumenta também na safra da pesca na Colônia Z-3. À noite, o perigo aumenta em função da escuridão. "Já fizemos protestos e agora ingressamos com uma ação no Ministério Público, pedindo iluminação e recapeamento da avenida. Estamos esquecidos", conta o morador Anderson Santana, 18, que administra a página Unidos pelo Barro Duro. Ele também destaca a importância da ação e lembra que acidentes no ano passado na avenida tiraram a vida de dois moradores do bairro.


Obras anunciadas

- Pavimentação do restante do trecho entre a avenida Leopoldo Brod e a BR-116, completando toda a extensão

- Requalificação da rua Mário Peiruque, com nova pavimentação e instalação de uma ciclofaixa em toda a extensão entre avenida República do Líbano e a avenida Domingos de Almeida

- Requalificação do canteiro central da avenida Duque de Caxias, com a instalação de bolsões de estacionamentos, academias ao ar livre e parques infantis

- Iluminação da avenida Adolfo Fetter, entre a rótula da avenida José Maria da Fontoura e a avenida Amazonas, no acesso ao Barro Duro

- Iluminação da avenida Viscondessa da Graça e da Saturnino Brito

- Equipamentos e máquinas para a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui)

- Novos servidores de internet para a Coinpel

- Instalação de cercamento eletrônico nas principais avenidas e acessos do município

- Equipamentos para a UPA Bento

- Desapropriação de área no Parque Farroupilha para regularização fundiária

- Pavimento de vias no Recanto de Portugal

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bolsonaro sanciona lei que permite faltar à aula por motivo religioso Anterior

Bolsonaro sanciona lei que permite faltar à aula por motivo religioso

Subestação da CEEE  ficará pronta em março Próximo

Subestação da CEEE ficará pronta em março

Deixe seu comentário